Qual é o melhor investimento hoje em dia?

Os dados mostram o desempenho acumulado entre o dia 1º de janeiro e o fechamento desta sexta-feira (30). Vale lembrar que,na hora de investir,especialistas também recomendam que seja avaliada não só a rentabilidade,mas também os objetivos do investimento. As opções com maior retorno previsto são as debêntures incentivadas — títulos emitidos por empresas para financiar seus projetos e operações. Agora,com o corte de juros,quem quiser manter o retorno vai precisar fazer ajustes nas posições.

“É difícil acreditar que em seis meses possa acontecer tanta coisa,mas de fato foi um semestre muito denso. Agora já começamos o segundo semestre com um tom muito mais construtivo do que foi o primeiro”,diz Rodolfo Amstalden,sócio-fundador do Grupo Empiricus. Além disso,é preciso levar em consideração o tempo que o dinheiro poderá ficar bloqueado,a necessidade de resgates antes do vencimento da aplicação e a disposição a assumir mais ou menos risco. Dando continuidade ao ciclo de afrouxamento monetário iniciado no encontro do grupo em agosto,a Selic está em 12,75% ao ano.

Na última reunião,depois que o Copom surpreendeu ao anunciar um corte de juros de 0,50 p.p – e não de 0,25 p.p,como era amplamente esperado – ficou estabelecido que,por ora,este seria o ritmo de redução adotado em encontros seguintes. “O principal erro do iniciante é ir com muita sede ao pote,ser ansioso,tomar logo de começo muito risco,querer ficar rico do dia pra noite. Isso tudo são coisas que só acabam atrasando o processo de construção de riqueza.

Enquanto isso,com a Selic ainda elevada,ativos de renda fixa continuam tendo bom desempenho. No C6 Bank,o entendimento é que o mercado pode estar projetando uma inflação mais baixa do que deveria,especialmente em um cenário de continuidade da alta de juros no exterior. Pensando nisso,a casa tem aumentado a participação dos ativos chamados de “IPCA+” na carteira recomendada. Sem grandes alterações no cenário,a expectativa do mercado é que a Selic caia para 11,75% ao final de 2023,como projeta o Boletim Focus. O Comitê de Política Monetária (Copom) seguiu o consenso de mercado nesta quarta-feira (20) e decidiu reduzir a taxa básica de juros do País em 0,50 ponto percentual.

Ou seja,antes de partir para o investimento,o primeiro passo é juntar dinheiro.“Tem sido possível encontrar ótimas oportunidades e altas rentabilidades de títulos de renda fixa no mercado secundário de bancos e corretoras”,conclui. “O melhor investimento para quem está começando deveria ser na educação financeira. Quanto mais a pessoa adquirir conhecimento, melhores corretoras de forex menos erros irá cometer e melhor será sua jornada como investidor no longo prazo”,avalia. Ele também afirma que não ir com tanta sede ao pote logo de cara também é importante. Matheus Spiess,analista da Empiricus Research,ressalta que o início de um ciclo de queda de juros ajuda a fortalecer os ativos de risco,em especial os investimentos de longo prazo.

O que rende mais na renda fixa com a Selic atual:CDB,LCI ou LCA?

O Copom,do Banco Central,costuma se reunir a cada 45 dias para definir o patamar da taxa básica de juros. Já para os investimentos em CDB,a rentabilidade média projetada é de 2,91% em 12 meses para aplicações em títulos de bancos grandes e de 6,92% em bancos médios,já descontados inflação e IR. Especialistas ouvidos pelo g1 ponderam,no entanto,que esse movimento deve ocorrer ao longo do tempo — e diante de possíveis novas reduções dos juros (entenda mais abaixo).